sexta-feira, 1 de março de 2013

Sobre a morte da gentileza


                                              "Gentileza gera gentileza"...quem nunca ouviu?



Tão bom conviver com pessoas gentis... Pessoas que olham nos olhos, que agradecem, que se importam, que mostram empatia....

Sempre me pergunto...porque hoje em dia a gentileza é algo raro?

Porque o "cerumano" classifica as pessoas em: este tem algo a me oferecer, vou ser gentil com ele...ou: este não me interessa, dane-se ele!...?

Pare e pense em alguém gentil que você conhece. Veio alguma imagem imediata na sua mente? Ou você demorou para encontrar essa pessoa gentil nos seus arquivos?

Agora pense numa pessoa "ingentil" ( sim, criei este adjetivo!). Quantas vieram à sua mente?

Pessoas gentis são raridade. Deve ser porque vivemos num mundo que nos obriga a cometer algumas “desgentilezas” de vez em quando. E “desgentilezas” marcam mais do que gentilezas.

É mais fácil  lembrar de alguém, por algo grosseiro que aquela pessoa cometeu do que lembrar de quem cometeu alguma gentileza, concorda?Por exemplo, é mais fácil eu lembrar daquele atendente do supermercado que foi grosseiro comigo num determinado dia, do que daquela mocinha gentil que me atende todos os dias. Eu logo penso: 'não vou mais lá! Lá tem aquela pessoa grosseira que me atendeu aquele dia!' Sendo que tem 30 pessoas gentis que me atenderam a vida inteira!!! Quem nunca???

Porque isso acontece?

Porque a grosseria está fora do padrão da normalidade ( pelo menos deveria...). Ser gentil é encarado, de certa forma por todos, como um “padrão” ( pelo menos deveria ser também)...

A pessoa gentil “não faz mais do que a obrigação”, por assim dizer, enquanto que a pessoa grosseira ( ingentil), está totalmente fora do “padrão". Infelizmente porém, esta última acaba sendo "temida e respeitada" por todos, quando deveria acontecer exatamente o contrário no quesito "respeito"...Vai dizer que você nunca tratou uma pessoa "ingentil" suuuper bem ( exatamente porque sabe que ela é assim e não quer que ela seja  com você também, e não deu a mesma atenção "especial" a uma pessoa que é sempre gentil - pelo contrário, às vezes até já cometeu alguma "desgentileza com esta última...???)

Quando achamos que a pessoa gentil não faz mais do que a obrigação, decretamos a morte da gentileza!

A gentileza morre quando não é retribuída.

A pessoa é gentil com você, mas você é grosseiro com ela...ela morre.
A pessoa te agradece, você não responde...ela morre.
Você faz um favor, a pessoa não te agradece...ela morre.
Você sorri, a pessoa continua ali, dura, não retribui...ela morre... 
Você diz: Bom-dia!!!A pessoa não responde...ela morre...
Você elogia, a pessoa age como se aquele elogio fosse indiferente...ela morre.

...e assim a gentileza vai morrendo aos poucos...no outro dia eu não vou te agradecer, não vou sorrir, não vou te fazer um favor, não vou te cumprimentar, não vou te elogiar...e a “desgentileza” vai gerando “desgentileza”...

Lógico que não existem pessoas perfeitas, todo mundo tem seus dias de “tempestade”, mas vamos combinar que o outro não tem obrigação de adivinhar que naquele dia você não está bem, então tudo bem você dizer: 'me desculpe, mas hoje não estou bem...preciso ficar sozinho com as minhas “desgentilezas”...' É melhor do que sair por aí gerando “desgentileza” à toa.

Vamos combinar que o outro não tem culpa das suas tempestades e mesmo se ele tiver, o melhor a fazer é ser franco, dizer que ele é o culpado e tentar resolver com ele, não com os outros que não tem culpa de nada...

E vamos combinar que, é muito melhor conviver com pessoas que sabem ser gentis e pedir perdão pelas suas “desgentilezas” ( todo mundo comete, mas existe a palavrinha mágica que muitas vezes cura tudo...), do que conviver com gente chata, grossa, fria, que gera “desgentileza” toda hora!

Então minha gente, por um “mundo” mais gentil, deixem suas tempestades guardadas debaixo do travesseiro ao sair da cama para um novo dia. Compartilhe essas tempestades apenas com quem te entende, te ajuda, tem culpa, enfim, não leve sua nuvenzinha negra para o trabalho, o ônibus, o metrô, o supermercado, a padaria...não faça “chover” em quem não tem nada a ver com isso..

Desejo dias de sol e arco-íris pra todo mundo!
Sejam felizes!!!...e até a próxima minha gente!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Curtam, comentem, compartilhem, sugiram textos, enviem seus textos para publicação ( anônimos ou não)...Volte sempre!