domingo, 24 de fevereiro de 2013

Sobre pessoas que acham que sabem demais...

Tem coisa e "não coisa" que é tudo a mesma coisa, mas vista de ponto de vista diferente parece outra coisa e as vezes é mesmo. Essa foi a coisa número 8 que aprendi (Para ler a lista completa, clique aqui).

Andaram compartilhando na internet, uma historinha ( que não sei se é verídica) que dizem "muito nos ensinar sobre não subestimar as pessoas"....

Daí que analisando a história ( eu e minhas análises ), percebi que aquela baboseira toda não passa de um exemplo típico de duas pessoas idiotas, que pensam que um sabe mais que o outro. 

E o "povo" compartilha como se fosse uma graande lição de moral. 

É um exemplo típico também de uma coisa que parece uma coisa, mas vista de um ponto de vista diferente parece outra coisa e às vezes é mesmo.

Primeiro leiam a tal história: 

 

No Curso de Medicina, o professor dirige-se ao aluno e pergunta:
- Quantos rins nós temos?
- Quatro! – responde o aluno.
- Quatro? – replica o professor, um arrogante, daqueles que sentem prazer em gozar com os erros dos alunos.
- Tragam um fardo de palha, pois temos um burro na sala. – ordena o professor ao auxiliar.
- E para mim um cafezinho! – pediu o aluno.
O professor ficou furioso e expulsou-o da sala. O aluno era Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), o “Barão de Itararé”. Ao sair, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o irritado mestre:
- O senhor me perguntou quantos rins “nós temos”. “Nós” temos quatro: dois meus e dois seus. “Nós” é uma expressão usada para o plural. Tenha um bom apetite e delicie-se com o capim.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento. Às vezes, as pessoas, por terem um pouco a mais de conhecimento ou acreditarem que o tem, se acham no direito de subestimar os outros.



Tem muita gente que lê isso aí, bate palmas e compartilha...Mas analisem com atenção os seguintes aspectos...

O professor faz uma pergunta. 
O aluno se achando muito espertinho responde com "ironia". 
O professor se irrita ( afinal ele é o "senhordetentordosaber") e manda o aluno para fora da sala. 
O aluno ( que é o "senhordetentordosaber II ") se ofende e não perde a oportunidade de humilhar ainda mais o professor "corrigindo-o...

E o povo acha tudo bonitinho e posta como "moral da história": Não subestime a capacidade dos outros e blábláblá.... 

Ah, as pessoas...são tão engraçadas... 

Perdoem...mas ando analisando demais a vida, as pessoas... é só parar para observar...tudo é tão engraçado...e incoerente.

Igual o cara que veio aqui fazer palestra ( não vou falar quem é pq o cara é famoso, vai que ele ou alguém se ofende...)...

Estava indo tudo bem, até que num dado momento ele começou a falar em latim, (para nos mostrar que somos reles mortais que não sabemos latim)...Ele deu um jeito de enfiar o latim na palestra! 

Também "se gabou" de ter um filho "expert" em obras de arte que em visita ao Museu do Louvre , deu uma aula sobre obras de arte ( imagino o turista metido falando de seus altos conhecimentos...hehehehehe) e foi aplaudido e tals, e de outro é um jogador de futebol famoso e tals...enfim...tinha a ver com o assunto e não tinha...pouco importa...o que importa é que dali minha mente sofreu um "bloqueio - anti pessoas que acham que são melhores do que os outros- instantâneo"...

Deixei de prestar atenção na palestra e comecei a analisar a "arrogância nata" ( leia, uma arrogância que todos nós temos, uns mais, outros menos) do cara.

Talvez nem ele percebeu, é verdade, igual minha "amiga" que comparou meu filho com um cachorro quando meu marido disse brincando: "vou levar o cachorro na sua casa!" e  ela respondeu ( "brincando"): Não, leva o - nome do meu filho- que já tá bom demais!)...

As pessoas são assim...deixam escapar aquilo que elas pensam... É só observar e deixar elas falarem....

Vejam esse blog por exemplo, vocês conseguem me analisar? No meio de tanta baboseira que eu penso, os outros pensam ( muitos textos são "sugeridos" aqui)... existe aquilo que me escapa, te escapa, como por exemplo, nossos complexos, nossos medos, nossas ironias, enfim...

 Não adianta "pagar de santinho" porque todo mundo tem seu lado "obscuro"...( leia, aquele lado que você tenta esconder dos outros por ser politicamente, socialmente ou moralmente incorreto, mas às vezes ele escapa pela sua língua ou pelas suas ações).

No caso do palestrante, ele tinha muitas coisas boas para ensinar, alguns disseram que ele "era uma boa pessoa". Muitos sairam de lá com coisas boas na bagagem, mas infelizmente ele ativou meu botão de "análises" e a palestra acabou ali... (Tem horas que eu odeio meu botão de análises, ele me faz odiar instantaneamente pessoas que eu amo!). 

Problemas psicológicos meus à parte, em todo o caso, sempre pensei que, você pode ser muito inteligente, mas se usar essa inteligência para humilhar os outros, então não serve de nada...

Já dizia Renato Russo e Camões ( pra vcs que não acreditam em "bíblia")...que "sem amor tenho me tornado como um pedaço de latão que nada vale."

Muita gente por aí, acha que sabe tudo ( e sabe mesmo)...mas suas atitudes são incoerentes...

Falta de amor e "falsa humildade" . Combinação perfeita ativadora do meu botão de análises e destruidora de "boas ações".


Por isso,vou dar umas de dona Florinda: leia e compartilhe esse texto "E DA PRÓXIMA VEZ  " que for "ensinar" algo para alguém, cuide para que sua "arrogância nata" ( todo mundo tem isso, acredite), não seja mais forte do que o seu amor.

Até a próxima minha gente! Vejo vocês em Etérnia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita! Curtam, comentem, compartilhem, sugiram textos, enviem seus textos para publicação ( anônimos ou não)...Volte sempre!